Em São Paulo, curso debate acessibilidade, capacitismo e acesso ao Voxzogo 

Em São Paulo, curso debate acessibilidade, capacitismo e acesso ao Voxzogo 

Inscrições estão abertas e evento será realizado na próxima quarta-feira (22/10)

Na próxima quarta-feira (22/10), a Associação dos Advogados de São Paulo (AASP) vai sediar um curso sobre nanismo, idealizado pela advogada Paula Lima, do Instituto Nacional de Nanismo (INN). O encontro, está com inscrições abertas e é possível também participar de forma on-line. O tema é “Nanismo e Sociedade: quebrando padrões, ampliando horizontes – Voxzogo”. Na lista de palestrantes, um time que conta com o geneticista Wagner Baratela – referência mundial em displasias ósseas; presidente do INN, Juliana Yamin; psicóloga do INN, Izabela Ganzer; líder do Somos Todos Gigantes, Gabriel Yamin e a advogada Paula Lima, entre inúmeros outros nomes. 

“Estar na AASP, que representa a Casa da Advocacia, realizando um evento sobre nanismo, é profundamente significativo para mim. Como mulher com nanismo e advogada, acredito que ocupar esses espaços é uma forma de ampliar o debate sobre inclusão e dar visibilidade às nossas pautas. Esse evento foi idealizado para mostrar as diversas faces do nanismo e também para trazer informação sobre a judicialização da medicação Voxzogo — uma realidade que tem mobilizado muitas famílias e profissionais do direito”, explica Paula que atua nas áreas de ESG e Compliance e também é idealizadora do projeto Pro Bono para acesso ao Voxzogo. 

A abertura será realizada por Paula Lima, advogada e por Patrícia Anastácio, também advogada e conselheira da AASP. O primeiro painel: “O que é nanismo?” será apresentado pela endocrinologista pediátrica Sabliny Carreiro e mediado pela presidente do INN, Juliana Yamin. Sabliny, que também participou do último encontro nacional do Instituto, em 2024, é endocrinologista pediátrica pelo Grupo Hospitalar Conceição e Instituto da Criança com Diabetes (Porto Alegre – RS), especialista pela Sociedade Brasileira de Pediatria e fez um curso de imersão em acondroplasia no Hospital Pediátrico de Coimbra, Portugal.

O painel 2, que trata sobre o capacitismo culturalmente aceito, será conduzido por Paula ao lado de Clara Serva, advogada especialista em Direitos Humanos e coordenadora da advocacia pro bono, mestre em Direito Constitucional, com pesquisa sobre autocomposição em direitos humanos, pela PUC-SP. Clara já coordenou vários projetos premiados com foco em inclusão e direitos de pessoas com deficiência intelectual. É reconhecida pelo Chambers Brazil em Terceiro Setor (Band 1) e ESG Transactional (Band 2) e pelo Chambers Global em ESG (Band 2). A mediação será de Silvia Letícia Almeida, advogada e historiadora, mestre em Direito Constitucional. 

O terceiro painel é sobre a falta de acessibilidade e será conduzido por Gabriel Yamin, Izabela Ganzer, a arquiteta Elisa do Prado e mediação de Junior Nascimento, conselheiro do INN e atuante há 25 anos no campo da acessibilidade e das práticas anticapacitistas, com experiência em políticas públicas de inclusão para pessoas com e sem deficiência, comunicação acessível e acessibilidade digital. Elisa, por sua vez, é arquiteta e urbanista, mestra pela USP. De 2007 a 2012, trabalhou com a Comissão Permanente de Acessibilidade da Prefeitura de São Paulo (SMPED/CPA) ministrando cursos sobre o tema, avaliando projetos de adequação à acessibilidade e realizando vistorias técnicas. Atualmente, ministra cursos e palestras sobre acessibilidade e realiza consultorias e projetos, com o objetivo de garantir a plena acessibilidade nos espaços edificados

O último painel é sobre o Voxzogo e será conduzido por Arystóbulo de Oliveira Freitas, advogado e ex-presidente da AASP; Henrique Kazuo Uemura, membro do núcleo Pro Bono e Wagner Antônio da Rosa Baratela, que tem Displasia Diastrófica, um tipo raro de nanismo, é médico geneticista pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo (USP); Doutor pelo Departamento de Pediatria da USP; Fellow em Displasias Esqueléticas pelo A. I. DuPont Hospital for Children – Wilmington – EUA; Head médico de Genômica do Laboratório Fleury; médico geneticista do Hospital Sírio-Libanês e da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e Membro do SDMC – Skeletal Dysphasias Management Consortium. 

A mediação é do último painel é de Viviane Scrivanini, diretora secretária-geral adjunta da OAB São Paulo; especialista em ESG e compliance e autora das obras coletivas Diversidade e Inclusão no Direito: Promovendo a Equidade Racial na Advocacia Brasileira e O Direito sob o Olhar Delas.

Faça sua inscrição clicando aqui: https://participe.aasp.org.br/nanismo-sociedade/

Confira a programação completa: 

17 horas – Credenciamento 

17h30 – Abertura 

Patrícia Anastácio

Paula Carolina Ribeiro de Lima

17h45 – Painel 1: O que é Nanismo?

Sabliny Carreiro Ribeiro

Mediadora: Juliana Lopes Yamin

18h30 – Painel 2: Capacitismo Culturalmente Aceito

Clara Serva

Paula Carolina Ribeiro de Lima

Mediadora: Silvia Leticia de Almeida Rocha

19h10 – Painel 3: Acesso Negado (a Falta da Acessibilidade )

Elisa do Prado

Gabriel Yamin Nogueira

Izabela dos Santos Ganzer

Mediador: Junior Nascimento

20h – Painel 4: Um Futuro Diferente (Voxzogo e os Desafios para o Acesso ao Tratamento)

Arystóbulo de Oliveira Freitas

Henrique Kazuo Uemura

Wagner Antônio da Rosa Baratela

Mediadora: Viviane Scrivani


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais notícias

INN participa de seminário sobre nanismo realizado pela Folha de São Paulo

Evento presencial também será transmitido pelo YouTube do jornal. Inscrições estão abertas e são gratuitas A presidente do Instituto Nacional de Nanismo (INN), Juliana Yamin participa, na próxima terça-feira  dia 18 de novembro, do seminário ‘Avanços no Tratamento do Nanismo’, realizado pela Folha de São

INN participa de seminário sobre nanismo realizado pela Folha de São Paulo

Evento presencial também será transmitido pelo YouTube do jornal. Inscrições estão abertas e são gratuitas A presidente do Instituto Nacional de Nanismo (INN), Juliana Yamin participa, na próxima terça-feira  dia 18 de novembro, do seminário ‘Avanços no Tratamento do Nanismo’, realizado pela Folha de São