Fotógrafa do INN realiza exposição sobre nanismo no Sesc, em Goiânia

Fotógrafa do INN realiza exposição sobre nanismo no Sesc, em Goiânia

Retratos que incluem: do tamanho do mundo’ reúne 15 fotografias e exposição estará disponível no Sesc Centro de 21 a 24 de janeiro. Programação faz parte do Claque Cultural e entrada é gratuita

O Sesc Centro, em Goiânia, recebe, no próximo dia 21 de janeiro a exposição fotográfica ‘Retratos que incluem: do tamanho do mundo’ da fotógrafa goiana Michelly Matos. A exposição integra o Claque Cultural, realizado pelo Sesc em parceria com o Governo de Goiás e marca as comemorações de 10 anos do movimento Somos Todos Gigantes, que nasceu em Goiás e deu origem ao que hoje é o Instituto Nacional de Nanismo. A entrada é gratuita com funcionamento das 9h às 18h. 

Por meio de 15 fotografias documentais e sensíveis, a exposição propõe um olhar horizontal sobre a trajetória das pessoas com nanismo no Brasil, destacando suas lutas, conquistas e vivências afetivas. Mais do que registros, as imagens revelam histórias de protagonismo, resistência e pertencimento, sempre com a perspectiva de quem vive, em primeira pessoa, a realidade do nanismo. 

“‘Retratos que incluem’ nasce com a missão de ampliar o diálogo sobre formas de existência e direitos, sempre com a mesma abordagem, empatia, representatividade e a certeza de que a grandeza humana não se mede. Não é apenas um título, mas uma declaração de existência e a exposição parte de uma metáfora espacial: o mundo não se reduz à altura dos olhos de quem observa, mas à dimensão afetiva de quem o habita”, completa Michelly Matos. 

Michelly é fotógrafa do Instituto Nacional de Nanismo desde 2021 e explica que cada fotografia é um convite ao nivelamento do olhar, não no sentido físico, mas ético. “Se tradicionalmente a sociedade enxerga pessoas com nanismo a partir de um viés de diferença, aqui a lente se coloca no plano do encontro, onde histórias são compartilhadas de igual para igual. A expressão “Do Tamanho do Mundo” reforça essa ideia, o que nos torna grandes não é a escala do corpo, mas a imensidão das nossas lutas, conquistas e laços. É uma ode à humanidade que nos une, escrita não com pena, mas com par, porque a verdadeira inclusão começa quando nos vemos como pares na construção de um mundo mais justo.”

“O olhar atento e sensível da Michelly é parte indissociável do nosso trabalho no INN. Olhar para essa comunidade invisibilizada por gerações e trazê-la para o lugar de destaque, é um dos nossos maiores desafios enquanto instituição. Os registros da Michelly mostram, não só a atuação do nosso movimento, mas contam a história do nanismo no Brasil”, completa a presidente do Instituto, Juliana Yamin.

O que é o Instituto Nacional de Nanismo? 

O Instituto Nacional de Nanismo (INN) é uma organização sem fins lucrativos que atua na promoção dos direitos, da visibilidade e da cidadania de pessoas com nanismo em todo o Brasil. Fundado a partir do movimento Somos Todos Gigantes, o INN desenvolve ações de advocacy, educação, cultura, saúde, acessibilidade e apoio às famílias.

Com presença ativa em fóruns, eventos e políticas públicas, o Instituto é referência nacional na luta por inclusão e dignidade. Ao longo da última década, tem promovido campanhas de conscientização, formações em escolas, apoio jurídico e articulações com diferentes esferas da sociedade. 

Mais do que uma instituição, o INN representa uma comunidade viva, que transforma o olhar social e constrói um futuro mais justo para todos.

Mini bio da artista

Michelly Matos é fotógrafa documental radicada em Goiás, com foco em cultura popular, direitos humanos e diversidade. Desde 2020, atua registrando ações nas áreas de educação, saúde, assistência social, direitos humanos, arte, cultura, lazer e esporte. Seu trabalho tem como foco a beleza da diversidade, mantendo uma relação íntima com associações e instituições voltadas à atenção de pessoas com deficiência. Possui ainda um vasto portfólio de retratos e registros fotográficos de manifestações culturais e tradicionais do estado de Goiás.

Serviço: 

Exposição ‘Retratos que incluem: do tamanho do mundo’

Fotógrafa: Michelly Matos 

Local: Sesc Centro, Rua 15 esquina com a Rua 19, Centro – Sala Multiuso 1 

Data: 21 a 24 de janeiro 

Horário: 9h às 18h

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais notícias