‘Na altura do Coração’ foi produzido pelo Instituto Nacional de Nanismo e dirigido por Flavio Mayerhofer e Leonardo Pinheiro. A vitória foi na categoria de Melhor Filme em Realidade Virtual da 22ª edição do Dorico International Film Fest
O curta-metragem brasileiro “Na altura do Coração – O Nanismo na Vida Real” (As Tall as the Heart) foi premiado durante a 22ª edição do Dorico International Film Fest, realizado em Ancona, na Itália. O curta metragem criado por Juliana Yamin, presidente do Instituto Nacional de Nanismo (INN), e dirigido por Flavio Mayerhofer e Leonardo Pinheiro, foi o grande vencedor da competição de realidade virtual (Dorico Virtuale). O projeto é de cinema imersivo e é emocionante. Com uma visão íntima e sincera, traz a vida de três indivíduos com tipos diferentes de displasias ósseas que tem o nanismo como característica comum: Fernando Vigui (acondroplasia), Gigante Léo (displasia diastrófica) e Monalisa Ned (displasia espondiloepifisária).
Gravado usando a tecnologia de Realidade Virtual em 360º, o filme possibilita que o público vivencie, de uma forma bastante realista, as barreiras arquitetônicas e atitudinais enfrentadas por eles. “O filme foi gravado com a tecnologia de cinema imersivo 360º e a câmera foi colocada na altura dos personagens para que o público tenha uma referência da visão espacial que essas pessoas têm no dia a dia. O objetivo é mostrar a realidade da falta de acessibilidade, desconstruir o capacitismo e promover a empatia mudando, assim, o olhar sobre o nanismo no Brasil”, explica Juliana Yamin.
O Dorico Festival é focado em cinema independente e compromisso social. “Tão orgulhosa. Tão honrada. Tão grata. Tão feliz. É difícil colocar em palavras a alegria de ver meu projeto, “As Tall As The Heart – Na Altura do Coração: o Nanismo na Vida Real”, ganhar o mundo e receber um reconhecimento tão significativo. Sonhei esse curta-metragem como uma forma de mostrar que o nanismo ainda é dolorosamente visível para o preconceito, mas profundamente invisível para a sociedade. Precisamos falar mais. Ampliar espaços. Abrir portas para o diálogo. Promover conversas verdadeiramente significativas. Só assim poderemos começar a transformar a realidade dura que nossa comunidade enfrenta todos os dias, em tantos aspectos da vida”, se emocionou Juliana.
Gigante Leo, um dos atores do filme, diz que participar do filme foi motivo de muita honra e orgulho. “É um filme que traz tantas mensagens através simplesmente da posição do olhar., Saber que ele foi premiado internacionalmente só aumenta a alegria e a honra de ter feito parte dessa história. E certamente vai ganhar outros festivais e mais que isso, vai levar uma mensagem importante para muita gente. É isso, muito orgulho, muito feliz, agora é só comemorar”.
“Participar do projeto Na Altura do Coração foi uma experiência profunda e transformadora. Ela permitiu que pessoas de estatura média vivenciassem, literalmente, o mundo a partir da nossa perspectiva, sensibilizando-os para o quanto suas atitudes capacitistas são invasivas, intimidadoras e injustas, afetando diretamente nosso senso de pertencimento. Na Altura do Coração convida a sociedade a um olhar mais empático, inclusivo e humanizado, sem nos colocar no lugar de vítimas, mas sim como pessoas que desejam respeito, reconhecimento e igualdade nas relações cotidianas. E ver este trabalho atingir seu objetivo, inclusive em nível mundial, reafirma que somos vistos, ouvidos e reconhecidos como parte legítima da sociedade”, completou Fernando Vigui.
Monalisa Ned disse que quase caiu pra trás com a indicação do prêmio!! (rs). “Quando recebi a notícia de que ganhamos o melhor curta nesse festival na Itália, eu fiquei tão, mas tão feliz!!! Eu fiz com muito amor e dei o meu melhor em todas as cenas! Aquilo tudo foi real, sabe, pegar “busão”(ônibus na gíria paulista) num dos lugares mais perigosos do Rio, depois andar de VLT, no horário de pico! Foi desafiador, mas valeu a pena! Sou muito grata a Ju, por ter me escolhido e ficar entre dois atores que admiro demais (Fê e Léo). Pra mim foi uma surpresa linda! Mais um motivo pra agradecer ao meu Deus que me faz voar no meu propósito para com a minha comunidade: INN, Somos Todos Gigantes e Nanismo Brasil!!”, finalizou.
“Meus profundos agradecimentos aos meus amigos queridos e atores brilhantes Gigante Léo, Fernando Vigui e Monalisa Ned, que toparam o desafio de produzirmos algo impactante e disruptivo. Ao querido conselheiro do INN, Junior Nascimento, que nos ajudou em tantos momentos. A toda minha equipe do INN, que luta dia após dia para mudarmos o cenário do nanismo no Brasil (e no mundo!). E ao pessoal da Meta Produtora, em especial Flávio Mayerhofner e Leonardo Pinheiro, por me ajudarem a materializar esse sonho. Que a gente aprenda a enxergar com o coração”, finalizou a presidente do INN.

Ficha técnica – NA ALTURA DO CORAÇÃO
Criação e Coordenação Geral
Juliana Yamin
Monalisa Ned
Gigante Leo
Fernando Vigui
Direção
Flavio Mayerhofer
Leonardo Pinheiro
Roteiro
Monalisa Ned
Gigante Leo
Fernando Vigui
Juliana Yamin
Júnior Nascimento
Matheus Strelow
Leonardo Pinheiro
Direção de produção
Leonardo Pinheiro
Direção de fotografia
Flavio Mayerhofer
Assistência de direção
Matheus Strelow
Som direto
Anicca Mar
Montagem
Matheus Strelow
Mixagem e masterização
HP Rodrigues
Making of
Paula Monte
Trilha Sonora
“Tranquilidade”
Composição: Floor Polder
Intérprete: Floor Polder
“Ciranda Mediterrânea”
Composição: Rudá Brauns
Intérpretes: Floor Polder e Rudá Brauns
Fonogramas gentilmente cedidos pelos artistas.
Agradecimentos:
Teatro Claro







